14 de jul. de 2014

Curiosidades Bíblicas

Paz a todos,

Dê play no vídeo ao final do post e leia ouvindo!


    A Bíblia é uma coleção de livros tão rica em detalhes que achei que seria interessante trazer a vocês algumas curiosidades.


  •     “Bíblia” é uma palavra que não aparece na Bíblia. Ela vem do termo grego biblos, por causa da cidade fenícia de Biblos, um importante centro produtor de rolos de papiro usados para fazer livros. Com o tempo, a palavra biblos passou a significar “livro”. Biblia é a forma plural (“livros”). A Bíblia, na verdade, é uma coleção de livros. 


  •     A Bíblia Sagrada foi dividida em capítulos no século XIII (entre 1234 e 1242), pelo teólogo Stephen Langhton, então Bispo de Canterbury, na Inglaterra. Já a divisão do Antigo Testamento em versículos foi estabelecida por estudiosos judeus das Escrituras Sagradas, chamados de massoretas. Influenciado pelo trabalho dos massoretas no Antigo Testamento, um impressor francês chamado Robert d´Etiénne, dividiu o Novo Testamento em versículos no ano de 1551. 



    Os seguintes números são baseados na Nova Tradução na Linguagem de Hoje: 


Antigo TestamentoNovo TestamentoTotal
Livros392766
Capítulos9292601.189
Versículos23.1467.95731.103

    Pois há também outras versões e então o número de versículos varia um pouco.


  •     O maior capítulo da Bíblia é o Salmo 119, com 176 versículos.


  •     O menor capítulo da Bíblia é o Salmo 117, com 2 versículos apenas.

  •     O menor versículo varia de acordo com a versão. Na Almeida Revista e Corrigida, é Lc 20.30: "e o segundo". 


  •     O maior versículo é Ester 8.9: "Então foram chamados os escrivães do rei, naquele mesmo tempo, no terceiro mês (que é o mês de Sivã), aos vinte e três dias; e se escreveu conforme a tudo quanto ordenou Mardoqueu aos judeus, como também aos sátrapas, e aos governadores, e aos líderes das províncias, que se estendem da Úndia até Etiópia, cento e vinte e sete províncias, a cada província segundo o seu modo de escrever, e a cada povo conforme a sua língua; como também aos judeus segundo o seu modo de escrever, e conforme a sua língua."



  •     A Bíblia não menciona qual era a fruta da árvore do conhecimento do bem e do mal, que não devia ser comida por Adão e Eva. Uma tradição européia associa essa fruta com a maçã. Em latim, a palavra malum significa tanto “maçã” como “mal”, o que pode ter originado essa tradição.



  •     A palavra “Deus” aparece em todos os livros da Bíblia, exceto em Ester e Cântico dos Cânticos. Esse fato levou muitos judeus e cristãos a argumentarem que Ester e Cântico dos Cânticos não faziam parte da Bíblia. Outros argumentaram que Deus está presente também nesses livros. Eles viram o Cântico dos Cânticos como um símbolo poético do amor de Deus pelo seu povo. E, em Ester, eles viram Deus agindo nos bastidores, criando uma série de impressionantes “coincidências” que livraram os judeus de um holocausto na Pérsia.

  •     O texto mais antigo do Novo Testamento existente é um pedaço do Evangelho de João. Escrito em torno de 125 d.C., talvez apenas 30 anos depois da composição do Evangelho, o fragmento contém partes de João 18.31-33, incluindo a pergunta de Pilatos a Jesus: “Você é o rei dos judeus?”.

  •     Jesus nasceu em Belém da Judéia uns dois anos antes da morte de Herodes, o Grande, o que aconteceu em 4 a.C. Quando o calendário romano foi reformado, séculos mais tarde, houve um erro de uns seis anos no cálculo do começo da era cristã. É por isso que, em vez do ano 1 da era cristã, a data correta do nascimento de Jesus é 6 a.C.

  •     A Bíblia foi traduzida e publicada mais do que qualquer outro livro na história. O livro da Bíblia mais traduzido é o Evangelho de Marcos, talvez por ser o mais curto dos quatro Evangelhos e por trazer um relato cheio de ação a respeito da vida e dos ensinamentos de Jesus. Marcos está disponível em cerca de 900 línguas.
Sugestão de fundo musical

    Se alguém se interessar pela forma como a Bíblia está divida posso postar.



imagens retiradas da internet
principal site referência: Sociedade Bíblica do Brasil

Beijos e paz.








By Aline Dutra

6 comentários :

  1. Amei saber as curiosidades da Bíblia
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, quantas curiosidades, não sabia muitas coisas.

    www.rockcomluxo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda tem tantas outras Natália, eu também não sabia várias bjs e ótima semana

      Excluir
  3. Olá Adorei o seu blog, já sou sua seguidora!
    Adorei ler estas curiosidades :D
    Eu estou a começar um blog sobre poesia, livros e palavras, palavras verdadeiras, adoraria ter a honra da sua visita!
    E estou aqui para o divulgar, mas só quero que siga se gostar realmente!

    beijinhos grandes diretamente de Portugal!!!

    http://vivendocomaspalavras.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Margarid, também gosto bastante do blog da Luana e obrigada pelo carinho, já visitei o seu blog e estou seguindo bjs

      Excluir