1 de mai. de 2016

Um Livro Escrito Por Dentro E Por Fora

Paz a todos,

    Leram o título e pensaram: que livro é esse? Não, não é a Bíblia em si. Vem comigo ver uma pouco do capítulo 05 de Apocalipse e dessa visão que teve o apóstolo João.
1 E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.

    Na destra = mão direita, sob a autoridade de Deus. Estar escrito por dentro e por fora indica que este livro tem revelações que já são conhecidas e algumas que ainda ninguém tinha acesso!!! 
    Lembra que sete significa aquilo que é completo? Sim, a parte por fora desse livro é o que conhecemos, é a Bíblia até esse ponto, mas o que teria escrito dentro desse livro? 
    A lei romana determinava que os testamentos recebessem sete selos, aqui temos um testamento divino sobre o destino do mundo e da humanidade (Dn 12:4-13).

2 E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?

    Um testamento só é aberto depois da morte do testador e é aberto por uma autoridade autorizada pelo advogado: Nosso testador é Cristo, ele já morreu por nós e se tornou nosso advogado. Muitas verdades seriam reveladas após a morte de Cristo.

3 E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.
4 E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele.
    Tadinho do João, não entendeu isso tão rápido quanto nós e viu que nem os mais santos seres celestiais eram dignos de abrir o livro que tinha tão preciosos segredos, imagina que triste, que desesperador.

5 E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.
    Jesus que veio de toda essa linhagem venceu a morte (At.2.24) o pecado (Hb 4.15) o mundo (Jo 11.33) e Satanás (IJo 3.8). 

6 E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.

    Havendo sido morto = morto em sacrifício. Pontas ou chifres = poder. Ele tem todo poder e todo conhecimento e onisciência e onipresença.

7 E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.

   Ah e pra criar o suspense que a cena pede, continuamos no próximo post ...





Beijos e paz.
Imagens retiradas da internet








By Aline Dutra


2 comentários :