Paz a todos,
Hoje vou comentar com vocês sobre a carta que o apóstolo João escreveu para a igreja de Sardes na era da reforma: século XVII e XVII, uma cidade onde hoje é a Turquia (até da Turquia que conhecemos não sobrou muita coisa) devastada por um terremoto em 17 d.C..
Sardes, no hebraico "sarid" = remanescente. Capítulo 3 de Apocalipse.
Saudação
1 E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.
Lembre que sete significa algo completo, significa que aqui temos todas as características do Espírito Santo, o principal agente do plano de redenção, com poder para restaurar a ordem e a vida.
Elogios
Nenhum, suas obras revelaram ser uma igreja "morta".
Reprimendas
2 Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
Vigiar também significa ser cuidadoso, cauteloso. Aqui a repreensão é que as obras não eram perfeitas, sem defeito, completas, notáveis, excelentes (Rm. 2.6-8).
Quantas vezes as pessoas fazem as coisas de qualquer jeito no igreja e falam: É pra Deus, Ele recebe e me entende. SIM Ele entende que você podia ter dado o seu melhor e escolheu fazer de qualquer jeito.
Deus reprova o serviço mal feito. Deus quer ter a maior importância em nossas vidas, ser ator principal e não coadjuvante.
Exortação
3 Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.
Somente o arrependimento os livraria.
4 Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.
O remanescente, os poucos que restaram firmes na presença de Deus, sem se desviar e firmes em entregar o seu melhor: receberia justiça.
Galardão
5 O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
As vestes brancas simbolizam a pureza.
Cidadão: habitante de uma cidade que goza dos direitos civis e políticos.
No Antigo Testamento o livro da vida era um registro de todos os que tinham cidadania em Israel. Aqui relaciona-se com a nossa entrada na Nova Jerusalém (Ap. 20.15).
E vocês já conheciam esta carta? Esta Igreja? O que puderam aprender com ela?
Nenhum comentário :
Postar um comentário