27 de mar. de 2016

Tiatira a quarta igreja do Apocalipse

Paz a todos,

    Tiatira = sacrifício de perfumes. Porém esse nome pode tanto significar "oferta de incenso" quanto "cheiro desagradável" e aí qual será? Em meio a era de apostasia metade do século VI até o século XV!!! Nessa época houve batismos em massa do povo bárbaro que comentei no último post
    Hoje vamos ver a carta que o apóstolo João escreveu para esta igreja e aprender um pouco com seus erros e qualidades (segundo capítulo de Apocalipse):
    Saudação
18 E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:

    Jesus se apresenta com olhos penetrantes de juiz que sonda os corações e pensamentos, com pés reluzentes que simbolizam a santidade da Sua conduta.
    Elogios
19 Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.

    Muitas qualidades, no entanto, muito estavam presos a formalismos (Is. 29.13).

    Reprimendas
20 Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
    No velho testamento (IRe. 21.1-16) lemos a história de Jezabel, filha do rei dos sidônios Etbaal. Jezabel se tornou mulher do rei de Israel, o rei Acabe. Com a influência dela todo Israel recebeu ordens de dar culto aos deuses Baal e Asera.
    Ou seja, aqui temos uma igreja que permitiu que, no meio dela, houvesse adoração a outros deuses: cobiça, lascívia e tantas outras obras da carne que hoje daríamos a seguinte desculpa: "Não tem nada a ver"! (muito cuidado com esta frase).

21 E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.

    Manter relações fora do casamento. Arrepender-se é mudar de caminho, não fazer mais. Aquele povo continuava a se relacionar com o pecado e mesmo batizados e frequentando os cultos a Deus, continuavam a cometer os mesmos pecados, ter os mesmos costumes de antes.

22 Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
23 E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.

    Misericórdia, quanto maior o pecado, maior a permissão de Deus para o agir do inimigo. Em resumo, Deus está dizendo: estou vendo a sua iniquidade, seu pecado de estimação e você, ainda neste mundo, pagará pelos seus atos.
    Exortação
24 Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.

    Por outro lado, a você que permanece firme nos caminhos de Deus, mesmo estando em meio a tanta podridão, Ele diz que não porá outra carga. Muitas vezes colocamos cargas tão pesada sobre nossos irmãos ou até sobre nós mesmos, que nem o próprio Jesus colocaria.
25 Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
    Permaneçam firmes.
    Galardão
26 E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
    
    E se você não se deixar dominar pelo pecado te farei dominar sobre as nações (Lc. 19.11-27).

27 E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
28 E dar-lhe-ei a estrela da manhã.

    Se enfrentar as aflições deste mundo lhe darei autoridade e poder para cumprir Minha vontade (Malaquias 4.2).

29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

     Que ouçamos espiritualmente tudo o que Deus tem a nos ensinar através da Sua Palavra.

CONTINUAÇÃO: SARDES A QUINTA IGREJA DO APOCALIPSE


Beijos e paz.
Imagens retiradas da internet








By Aline Dutra

    

2 comentários :

  1. Respostas
    1. A Palavra de deus é Maravilhosa e cada dia aprendo mais. Toda semana tem post novo sobre Apocalipse. Ótima semana Micheli, bjs.

      Excluir