23 de jun. de 2015

Deficiente? Ele ou eu?

Paz a todos,
    Como meu trabalho envolvia atendimento ao público resolvi fazer um curso de libras para "ajudar" em atendimento a pessoas surdas, mas meu pensamento mudou muito durante esse um ano de curso que tive e quis compartilhar minha experiência com vocês.

  Com o tempo percebi que os surdos têm sim uma deficiência física, mas eles desde a infância lutam para NOS ajudar a entendê-los, eles buscam e são em sua maioria BILÍNGUES, sim eles aprendem libras e português por NOSSA CAUSA. Aí nós sociedade não sabemos libras e queremos forçar uma conversa escrita? Ou mesmo umas mímicas? Isso não é linguagem, isso não é conversa. Os surdos merecem respeito. 


crédito

    É aquela coisa, a gente só vê o problema quando bate a porta. Muitas vezes só entendemos o quão revoltante é um assalto quando acontece com a gente. Foi assim comigo, foi tendo um professor surdo, vendo ele se comunicar e contar sobre a vida dele que percebi o quanto NÓS poderíamos facilitar a vida e comunicação deles e NÃO o fazemos.

    Se você não sabe libras não estou te recriminando, quanto mais velhos ficamos temos mais dificuldades de apreender novas línguas, mas muitos estão tão preocupados em aprender inglês e outras línguas para viajar quando temos tantas pessoas próximas que falam libras querendo se comunicar com você. Pessoas maravilhosas que valeria muito conhecer.
crédito
    Aprendi a ser super a favor do ensino bilíngue às nossas crianças. Eles merecem se comunicar, nós merecemos uma sociedade melhor e mais bem preparada para todos. Por fim gostaria de compartilhar um vídeo que mexeu demais comigo. É um documentário e se não tiver tempo agora assista uma parte, salva pra assistir depois. GARANTO que vai valer a pena conhecer a visão DELES.



imagens retiradas da internet

Beijos e paz.








By Aline Dutra


4 comentários :

  1. Que massa!!!

    http://www.blogandocomadeni.com.br/
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Ameeeeeei seu post, super beijo <3

    http://blogbaudefeminices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir