5 de nov. de 2012

Mentir mentira mentirosa.

Oi a todos, a segundona chegou e vamos nós com um assunto bombástico: Mentira!

Quem nunca mentiu que atire a primeira pedra! É minha gente, a mentira nos cerca e nos rodeia, seja em pequenas desculpas, seja aquelas mentiras cabeludas (para amantes de #House #EveryBodyLies).

Gostaria de fazê-los refletir comigo hoje, que não existe mentirinha e mentirão, existe sim mentira escancarada e mentira encoberta (que de tanto repetida e afirmada quase que parece verdade). E que devemos nos afastar de toda e qualquer mentira, pois ela só trará danos para nós.


Desde de crianças aprendemos que mentir é errado (independente da religião), mas os adultos que nos ensinam também mentem! Na maioria das vezes nos fazem promessas e não cumprem, inventam estorinhas e depois desmentem (como Papai Noel e outras) Rm 7.20. Quem nunca ouviu um: "Se for pra mim, diga que não estou".

    


Outra coisa que não existe é a falsa verdade, meia verdade (ou qualquer coisa parecida) e tem tanta gente usando a falsa verdade, ou mentirinha boa por aí.



Quando Adão pecou e Deus lhe perguntou porque ele tinha feito isto. Era só ele dizer que a serpente o enganou e ele pecou, mas para fugir da sua culpa ele disse: 
- Foi a mulher que Tu me deste (pois a culpa na mulher e indiretamente em Deus que tinha dado aquela mulher pra ele). 




   
Num vem julgar Adão não e dizer: Oh como ele está errado. Você nunca tentou fugir da culpa de alguma coisa? Nunca colocou a culpa em outras pessoas, nas circunstâncias, no tempo, no transporte, no cansaço ... (lembre que não estamos aqui para atirar pedras e sim aprender com estas histórias).


Na Bíblia você também vai encontrar vários exemplos de pessoas que mentiram (até mesmo o rei Davi). Aí você pode estar pensando: não tem jeito mesmo, somos todos seres humanos, (ou todos pecados para quem como eu crê que mentir é pecado) e fim. 
Mas não é fim não! 




Nestas histórias quem mente e deixa por isso mesmo sempre sofre graves consequências e perde a confiança dos demais. Já que se arrependem e buscam a verdade (como Davi) conseguem misericórdia, recuperaram a confiança e tem sucesso.

A mentira gera desconfiança, suspeita e em casais estimula o ciúmes. A mentira consome, coroe, ilude. 

No começo pode até parecer que trouxe benefícios, que te ajudou a conquistar algo...mas não se engane! A mentira só trará consequências ruins é só uma questão de tempo.



    
E vocês? Mentem? Se arrependem? Buscam a verdade?
Ótima semana de reflexão para todos nós!

Beijo e Paz.

2 comentários :

  1. já enviei um convite para você, só falta você aceitar. e se quiser postar agora pode ir..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debora, teu comentário foi para mim? Não entendi. bj

      Excluir