10 de abr. de 2016

Filadélfia a sexta igreja do Apocalipse

Paz a todos,

    Depois de vermos tanto pecado nas igrejas anteriores o que será que o apóstolo João escreveu para esta igreja? Estamos falando do séc. XVIII ao XIX era de reavivamento.
    Filadélfia = amor fraternal. A cidade existe até hoje e chama Alaiser. Uma igreja de personalidade ativa e decidida, cheia de energia. Existem grandes personagens de avivamento nesta era como Moody, Finney, Wesley, entre outros.
    Bora continuar o capítulo 3 de Apocalipse:

    Saudação
7 E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:



    As chaves de Davi nos levam a pensar no Reino dos céus (Isaías 22.22). As chaves e fechaduras no mundo antigo eram símbolos de "poder" (Isaías 43.13). Ter a chave de um reino significava ter poder e autoridade sobre ele.



    Elogios
8 Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.



    Aê, até que enfim um elogio. A porta aberta denota a facilidade com que essa igreja espalhou o evangelho pelo mundo.



9 Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.
    Aqui temos a reafirmação da promessa de que os humilhados serão exaltados.



10 Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
    Promessa de Jesus de que a igreja não passaria pela Grande Tribulação (veremos sobre isso bem mais pra frente).



    Reprimendas
    Glória a Deus, não há nenhuma, em lugar da ociosidade temos o serviço do Senhor.



    Exortação
11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.



    O conselho é permanecer firme na fé. Por volta de 62 d.C. a igreja já dava sinais de desgaste em relação as promessas da volta de Jesus. Mas nosso tempo é diferente do tempo de Deus (Pedro 3:8,9).



    Galardão
12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.



    Os reis da antiguidade faziam inscrições nas colunas de modo que quem visse os feitos e glória nas colunas reconhecessem o monarca. Assim somos nós.
13 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.



    Graças a Deus, quero ser tão "deliciosa" quanto filadélfia.


CONTINUA: SÉTIMA IGREJA!

Beijos e paz.
Imagens retiradas da internet








By Aline Dutra


    

Nenhum comentário :

Postar um comentário