7 de mar. de 2016

Smirna a segunda igreja do Apocalipse

Paz a todos,

    Continuando o segundo capítulo de Apocalipse hoje vamos falar de Smirna ou Esmirna uma igreja da era de perseguição e martírio, 100 - 313 d.C., famosa na história da igreja pelos mártires que ali morreram (vale a pena conhecer a história de Policarpo!!!).


Saudação

8 E ao anjo da igreja em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:
    Apresentação de Jesus como consolo: Aquele que venceu a morte.

Elogios

9 Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
    Os romanos, além de aprisionar e matar os cristãos, confiscavam-lhes os bens, daí a pobreza material. Porém, permanecendo na presença de Deus mostravam ser ricos na sua graça.
    Os falsos judeus eram judeus nominais que viviam só de aparência e se deixavam serem usados pelo inimigo (Rm 2.25-29).

Reprimendas
NÃO TEM!
    As perseguições mantinham o padrão moral da igreja em alta (II Co 11.23-33; 12.10).

Exortação
10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
    Você sabia que "não temas" aparece 375 vezes na Bíblia? É como se todos os dias Deus te dissesse: "não temas".
    Assim como no Egito, onde quanto mais o faraó os afligia mais o povo crescia, quanto mais o Império Romano perseguia o povo de Deus, mas o povo de Deus se fortalecia.
    Os dez dias representam brevidade e podem relacionar-se com os dez períodos de perseguição da igreja de Deus.
    Por fim o paradoxo de MORRER para receber a VIDA ETERNA (fidelidade).

Galardão
11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
    Ouvidos espirituais, não basta escutar Apocalipse esta mensagem tem que ser ouvida espiritualmente debaixo de oração e deixando o Espírito Santo falar ao coração.
    Existe sim duas mortes: a primeira é a carnal que vemos todos os dias. A segunda é a espiritual e vamos estudar mais sobre ela mais para frente. A recompensa da fidelidade espiritual da igreja seria a vida eterna com Deus.

    E aí o que acharam? Já passaram por perseguições como Smirna? Já buscaram mais a Deus nos momentos mais difíceis? As vezes é só quando passamos momentos muito sofridos é que aprendemos a servir a Deus de verdade.
    Que até nos momentos de tribulação vejamos a possibilidade de nos aproximarmos mais de Deus, mas que este não sejam os únicos momentos: que sirvamos a Deus EM TODO TEMPO.

CONTINUAÇÃO: PÉRGAMO A TERCEIRA IGREJA

Beijos e paz.
Imagens retiradas da internet








By Aline Dutra
    
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário