18 de ago. de 2014

Tag minhas bíblias favoritas.

Paz a todos,

    Sou leitora de um blog chamado Passarela Estreita (o qual indico e gosto bastante) e quando vi esta #tagMinhasBílbliasFavoritas logo pensei em responder para vocês. Eu sou filha de pastor, então bíblia é o que não falta em casa rs. Eu tenho 4 e vou falar de uma do meu pai que tenho gostado demais.

    Vocês podem estar se perguntando: Mas Aline, Bíblia não é tudo igual? Não tem todas o mesmo conteúdo? E eu respondo: Sim tem sim, mas vou explicar abaixo o motivo pelo qual a cada uma eu dei um uso diferente. Vem comigo!

 #5.  Bíblia da Adolescente - Aplicação Pessoal.


    Quando comecei a trabalhar com juniores na igreja (crianças pré-adolescentes) comecei a buscar por um jeito, uma linguagem que eu pudesse falar da Bíblia com eles. Fui à livraria evangélica e encontrei essa Bíblía, gostei demais! Ela tem uma linguagem bem próxima da nossa, antes de cada livro há um breve resumo do que se trata, porque o livro foi escrito, onde, quem o escreveu. Durante os capitulos alguns versículos recebem destaque e são escritos bem maiores, há pequenas ilustrações e o mais interessante: exemplos cotidianos. Em alguns casos, no final da folha, há exemplos para praticar o aprendido daquele texto com situações cotidianas das crianças. Essa Bíblia foi muito útil, gosto demais e assumiu a quinta posição.



#4. The Holy Bible. Produced by Cambridge University Press.

    Eu aprendendo inglês e pensei, qual melhor forma de aprender inglês do que lendo a Bíblia? Neste caso quis a Bíblia em inglês "arcaico", mais antigo mesmo e próxima da linguagem original. Essa Bíblia tem vários artigos e palavras antigas, que não se usa no inglês americano atual, mas nada que impeça de entender. Uma experiência muito legal, principalmente se você já leu em português e vai identificando as palavras em inglês. É uma Bíblia pequena, fácil de transportar e para mim foi um aprendizado. Quarta posição.




#3. Santa Bíblia. Revisión de 1960. Sociedades Bíblicas Unidas.

    Não fiz curso de espanhol, mas não me aguentei rs. Essa bíblia estava em promoção, por ter alguns probleminhas (que pra mim nem são problemas) algumas letras mais claras, umas folhas que já vieram dobradas e tal. Quando vi essa Bíblia em promoção logo pensei da mesma forma que a Bíblia em inglês: vamos aprender espanhol! De fato, espanhol é muito mais fácil, mesmo sem ter tido aulas, dá pra entender muita coisa e hoje tenho uma noção muito legal. Vou fazer aula de espanhol no futuro, mas a oportunidade de aprendizado com ela é incrível, super vale a pena.


#2. A Bíblia Sagrada. Versão traduzida e Corrigida por joão Ferreira de Almeida.

    Sei que o estado desta está deplorável (não que as outras estejam muito longe), mas esta foi minha primeira Bíblia, tenho um xodó com ela que vocês nem imaginam. Já encapei ela com contact preto e o próximo passo vai ser colocar uma capa dura, porque dela não abro mão. Amo esta versão, pois é da forma como ela está escrita e com essas palavras que decorei o Salmo 23 (entre outras partes bíblicas) . Esta Bíblia tem várias anotações a lápis que fazia quando a li pela primeira vez, tem marcas que ficaram das flores que ganhava das crianças na igreja e eu colocava nela... muito amor com essa. Ah, não vou mencionar como uma delas, mas coloquei essa versão no celular, muito bom. Se quiserem baixar o aplicativo é só buscar por Bíblia Sagrada, no PlayStore, bem fácil e gratuito.


#1. Bíblia de Estudo Arqueológica NVI.

    Antes de mais nada nenhuma ganha no amor que tenho pela n° 2, rs, mas tenho usado esta demais, demais. Essa Bíblia é excelente para estudos. Ela começa cada livro com comentários sobre, autor, destinatário, fatos culturais, no que dar mais atenção, os temas principais que serão abordados... há explicação da maioria dos versículos ao final das páginas e é incrível: sabe quando você lê um versículo e surge uma dúvida? Ou sobre alguma palavra, ou sobre algum personagem, algo que está escrito... 90% das vezes a explicação do versículo tira exatamente aquela dúvida que eu tinha, muito, muito bom. Há também textos grandes e bem explicativos de várias coisas da época dos livros como, por exemplo, em Gênesis o título de um dos textos é: O tema da serpente em outras literaturas do antigo Oriente Médio. Se você quer se aprofundar e estudar mesmo a Bíblia, se joga que essa versão é muito boa.


    É claro que você não precisa de um monte de Bíblias, se fosse para ter uma só eu teria a número 2. Mas, se você vai fazer algum trabalho na igreja, quer se aprofundar, essas são algumas das opções, sem contar livros muito bons que descrevem todo o contexto de alguma história que queiram ensinar.

    Mas e aí, vocês gostaram da tag? Qual Bíblia vocês tem e usam? 



Beijos e paz.








By Aline Dutra

4 comentários :

  1. Oiee! Adorei! Legal que gostou da tag!

    Beijoos

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o post!
    Eu fiquei com vontade de ter a primeira hehe!
    Bjs
    http://meninadivadamodaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir