3 de dez. de 2012

Gírias e nosso jeitinho de falar.


Oi pra todos!


        Como comunicação é tudo, vamos continuar um pouco no assunto e pensar um pouquinho na forma como dizemos as coisas?

        As GÍRIAS são realmente importantes para a nossa comunicação, sim não estou aqui pra dizer que você não deva falar gírias, muito pelo contrário. Elas deixam as conversas do dia a dia mais ricas e muitas vezes mais divertidas, mas temos que lembrar que cada gíria ocorre num lugar, com um certo grupo de pessoas e numa certa época.
Ah, como assim?


        Época: Os adolescentes usam gírias diferentes dos adultos, por exemplo. Para um adolescente "animal" pode significar muito bom, para um adulto pode ser Supimpa  ".


        Os internautas (nós) tem uma linguagem própria e se eu hj entrar no msn pra combinar com vc qqer coisa pro fds  jah eh, flw? Já os rappers outra, porque esse rap tem muita treta e os boys vacilão num entendem.

        O perigo no caso da internet é quando nos viciamos na linguagem da internet e esquecemos a linguagem formal que é a linguagem padrão, aquela que nos comunica com tudo e que tanto precisamos. 
       





        Tudo tranquilo enquanto estamos falando de troca de ideias, mas o problema vem quando essas gírias e o uso de palavrões servem para ofender o próximo. Muitas vezes, uma palavra tem significado diferente de acordo com o lugar, por exemplo, o nosso "animal" ou "supimpa" pode ser substituido no Rio Grande do Sul por "muito bala".

       Tem um versículo na Bíblia que gosto bastante:

             "Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia,da malidicência,das palavras torpes da vossa boca". Colossenses 3.8.



        A Bíblia foi escrita no passado e num lugar distante do nosso Brasil, mas dá pra entender o versículo. 

  • Despojar-se significa abrir mão, 
  • ... malidicência é falar mal,
  • palavras torpes são palavras vergonhosas, nojentas.


    O conselho de Paulo é para não usarmos estas palavras, não falarmos mal dos outros e não agir na hora da raiva.
        Da boca de um cristão devem sair palavras como "Methiolate para a ferida, como o açucar para o café, como o óleo para o motor".
             
        Temos também que falar o que seja para fazer bem para outra pessoa, para ajudar de algum jeito, não pra criticar e magoar.
      

        


        A Palavra de Deus diz que a boca fala do que o coração está cheio, se teu coração está cheio de amor você só vai falar de coisas boas e maravilhosas, agora se seu coração tá na malícia, na raiva e no rancor... misericórdia.








            Evite falar coisas que desagradam o coração de Deus. Pense sempre: e se fosse eu o ouvinte?


Blogs "da hora":
Atitude Jovem
Dá pra ser melhor


E aí povo que vcs acham?

Nenhum comentário :

Postar um comentário