Oi meninas,vamos falar de hidratação nos cabelos!Não são
todos que dispõem de tempo - e dinheiro - para ir com frequência ao salão de
beleza fazer hidratação, mas isso não pode servir como desculpa para ter
desleixos com os fios. Hidratar as madeixas em casa é econômico e, dependendo
do produto escolhido, pode demandar pouquíssimo espaço em sua agenda.
"Hoje, com as tecnologias avançadas de nutrição dos cabelos, as moléculas
são capazes de penetrar nas fibras capilares em menos tempo", afirma
cabeleireiro Ruben Navarro, do Club Capelli, no Rio de Janeiro. A seguir,
confira o passo a passo dos profissionais para fazer em casa uma hidratação digna de salão.
O primeiro passo para uma hidratação potente é escolher o creme certo para o seu tipo de cabelo. Segundo Paulo Schettini, hair stylist do MG Hair, em São Paulo, de nada adianta escolher um creme apenas por indicação ou pelo preço: ele deve ser específico para o seu tipo de cabelo: seco, oleoso, misto... Quem tem químicas nos fios, por exemplo, pode escolher cremes que recuperam os estragos causados pelo processo químico.
A consistência também conta na hora de escolher o creme. "O ideal é que a consistência seja normal - nem dura, nem diluída demais. Isso facilita a aplicação do creme, de forma que ele fique bem espalhado nas fibras capilares".
O mercado da beleza também conta com ampolas, que são tão eficientes quanto os cremes. Carlos Henrique Fernandes, hair stylist do MG Hair, ensina que o modo de uso é bem similar ao de alguns cremes de hidratação: basta usar xampu, condicionador e passar a ampola nos fios. "Ela é tão prática que pode ser usada até mesmo durante o banho - é só esperar cinco minutinhos e já enxaguar", ensina.A escolha da melhor ampola segue os mesmos critérios da escolha do creme. "Tem ampolas pós-tintura, para cabelos secos, para cabelos volumosos e por aí vai".
Lave bem o Cabelo
Antes de sair passando o creme
ou a ampola, é preciso que o cabelo esteja bem limpo. Para quem usa muito
produto no cabelo - como leave in e pomada - Paulo Schettini aconselha, antes
da hidratação, fazer a lavagem com um xampu anti-resíduos, seguida pelo xampu
de uso comum. "O xampu de limpeza profunda retira todos os resíduos e abre
a escama do cabelo, para que o creme penetre melhor. Já o xampu comum começa a
tratar antes mesmo da hidratação", justifica o hair stylist. Depois da lavagem, nada de deixar o cabelo ensopado. "Use uma toalha para retirar o excesso de água dos fios, já que ela pode oxidar os nutrientes contidos no creme, atrapalhando o processo", afirma o cabeleireiro Ruben Navarro. Além disso, a água é responsável por diluir o creme, o que também diminui a sua eficácia.
Muitas pessoas, principalmente aquelas com cabelos mais crespos, têm dificuldades em desembaraçar os fios. Que tal aproveitar a maciez proporcionada pelo creme para fazer isso? Usar as mãos para aplicar o creme e massagear o cabelo, além de tirar os incômodos nós, também potencializa o efeito da máscara. "Comece pela parte de trás da cabeça e massageie mecha por mecha, passando os dedos entre os fios, até chegar à frente", ensina o hair stylist Paulo Schettini. Vale também usar um pente mais largo ou uma escova raquete, com muito cuidado para não quebrar os fios.
Depois da massagem nas mechas, o cabelo pode ficar quietinho em seu canto. Mas o hábito recorrente de usar toucas térmicas não é recomendado. Isso porque, segundo Paulo Schettini, ela pode aquecer demais os fios, prejudicando sua estrutura. Por isso, ele aconselha a utilização de uma toalha quente. "Basta molhar a toalha na água quente do chuveiro e torcer, para tirar o excesso. A toalha quente vai fazer a máscara ficar mais potente", ensina o hair stylist. Outra coisa que pode ser feita é enrolar o cabelo em papel filme, que não esquentará excessivamente e potencializará a hidratação.
De nada adianta exceder o tempo indicado no rótulo do produto, pensando que, assim, alcançará melhores resultados. Por exemplo, se uma máscara tem ação rápida (de três a cinco minutos), ela deve ser deixada apenas esse tempo. "Passar desse tempo não aumentará o efeito", afirma Paulo Schettini.
Na hora de enxaguar, prefira a água fria ou, no máximo, morna. "A água fria deixa o cabelo mais brilhante porque fecha as escamas dos fios", justifica Paulo Schettini. Mas sabemos que nem sempre é fácil enfrentar a água gelada do chuveiro, ainda mais se as condições climáticas não ajudarem. Para isso, Ruben Navarro dá a solução: "Água mineral de garrafa também é uma boa opção para quem não suporta a água fria do chuveiro".
BEIJOS.
eu não tenho o custume de usar ampolas porque achava que não funcionada mas adorei saber que funcionam mesmo, gostei da dica da toalha e concerteza vou começar a usar, nega tem como você fazer um post explicando sobre selagem se é com ou sem formol e talz?
ResponderExcluirLu vou inaugurar um quadro la no blog, seu king kong me envia seu maior mico ja pago na vida! por meu e-mail por favor quero muito que você participe! beijo
ResponderExcluirhttp://kelly-club.blogspot.com.br/